14° CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE
A Prefeitura através do Conselho Municipal de Saúde, realizou no Auditório do SINTEPP, nos dias 23 e 24 a 14° Conferência Municipal de Saúde, com o tema: Garantir Direiros e Defender o SUS, a Vida e a Democracia.
A programação teve início as 19:00 horas, dia 23, com a presença de autoridades a compor a mesa oficial:
-Ilmoº. Srº. Manoel Da Graça dos S. Galucio/
Presidente do CMSI
-Exmº. Srº Iamax Prado Custodio
Secretário Municipal de Saúde
-Vereador: Raimisson Abreu
Presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Vereadores
-Representante
Conselheiro Estadual de Saúde
-Representante do 9°CRPS
Representante do 53º BIS
-Representante do 15º BPM
-Diretor do HRT, em seguida a apresentação do Hino Nacional e do Hino de Itaituba.
Após o pronunciamento das autoridades, os trabalhos deram inicio com o credenciamento dos delegados, para a realização de debates sobre as políticas públicas do Sistema Único de Saúde-SUS.
No dia 24, a 14° Conferência Municipal de Saúde, deu inicio com o Credenciamento dos Delegados e suplentes.
Em seguida ouviu -se a Leitura e aprovação do Regimento Interno da XIV Conferência Municipal de Saúde, após, aconteceram às palestras com temas temáticos.
I Palestra: “Itaituba que temos e Itaituba que queremos”- Ministrante: Waleyson Marcelo Farias da Silva
II Palestra: “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”- Ministrante: Jorge Luiz Dos Santos
III Palestra: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”-Ministrante: Drª. Cristina Portinho Bueno
Sexta-feira, dia 24, no período da tarde, aconteceu a reabertura dos trabalhos, dando procedimento as palestras:
IV Palestra: “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”- Ministrante: Josyane Coelho de Amorim, em seguida debate e trabalho de grupo.
Na sequência vieram os trabalho de Grupo, Leitura, apresentação e aprovação de propostas em plenária;
Escolha dos Delegados para a Conferência Estadual, após deu-se o
encerramento oficial da 14° Conferência Municipal de Saúde.
O evento contou a presença de um grande público.
Coordenação Geral:
MANOEL DA GRAÇA DOS SANTOS GALUCIO
JOSAIAS LIMA DE OLIVEIRA
FRANCISCO MACHADO SILVA
EVA RIBEIRO DE SOUSA
IAMAX PRADO CUSTODIO
Coordenação Científica e Sistematização:JOSEMI NOGUEIRA DA COSTA
JOSAIAS LIMA DE OLIVEIRA
PAULO SERGIO ALVES SOARES
JOSIANY SOUZA DA SILVA
JORGE LUIZ DOS SANTOS
KATIA FERNANDES DE LAVOR
MATIAS RODRIGUES DE SOUSA
ANDERVANIA LIMA DOS SANTOS
Mestre de Cerimônia: Adelson
Mediador da Plenária:
Eixo I: Jorge Luiz
Eixo II: Josaias Lima e Francisco Machado
Eixo III: Andervania Lima e Ana Maria Dos Santos
Eixo IV: Jorge Luiz
As Conferências de Saúde são instâncias de controle social consolidadas na Lei nº 8.142/90, onde tem como objetivo avaliar e propor as diretrizes para a formulação das políticas de saúde nas três esferas de governo. Nesse fórum, os cidadãos discutem e apontam caminhos para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
O SUS, apesar de todas as dificuldades é uma das mais importantes conquistas da sociedade brasileira, fruto de um longo processo de acúmulo e lutas sociais, que desde os anos de 1970, envolve movimentos populares, trabalhadores da saúde, usuário, gestores, intelectuais, sindicalistas e militantes dos mais diversos movimentos sociais.
Já em 1986, fortalecido por inúmeras vitórias e conquistas, esses novos lutadores encontraram-se em Brasília, na VIII Conferência Nacional de Saúde, primeira conferência aberta à sociedade civil. Nela, não sem contradições e conflitos, é aprovado um avançado relatório que serviu de base ao texto e a mobilização, que garantiria na constituinte de 1988, capítulo da saúde.
O SUS agora institucionalizado na constituição da República, nas Leis Federais 8.080 e 8.142/90, nas constituições estaduais e nos novos códigos de saúde traz consigo uma mudança radical: a saúde como direito a ser garantida pelos princípios da Universalidade, Integralidade, Equidade, Descentralização e Participação Social.
O SUS constitui hoje a mais importante e avançada política social em curso no país. Seu caráter público universal e igualitário e participativo serve como exemplo para as demais áreas sociais. Sua proposta de reforma do estado democrático e popular aponta para construção de uma sociedade fundada nos princípios da justiça social.
ASCOM/PMI
Comentários: