Portal Adrenalina - Notícias pertinentes e verídicas de Itaituba, Pará, Brasil e Mundo

Câmara dos Deputados

Projeto permite que vaga reservada seja usada por pessoa que tenha qualquer deficiência

Proposta também atualiza a lei para adotar a terminologia atual “pessoa com deficiência” e não mais “pessoa portadora de deficiência”

Francisco Newto
Por Francisco Newto
Projeto permite que vaga reservada seja usada por pessoa que tenha qualquer deficiência
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Amália Barros considera a expressão atual ultrapassada

O Projeto de Lei 344/24 amplia para toda pessoa com deficiência as vagas específicas de estacionamento de veículos. Atualmente a Lei de Acessibilidade  restringe essas vagas para pessoas com deficiência e com dificuldade de locomoção.

As vagas deverão ser em número equivalente a 2% do total, garantida, no mínimo, a oferta de uma vaga, devidamente sinalizada e com as especificações técnicas de desenho e traçado de acordo com as normas técnicas vigentes.

Para a deputada Amália Barros (PL-MT), autora da proposta, a expressão atual é muito “restritiva e ultrapassada”, pois não se concilia com as necessidades reais das pessoas com os mais diversos tipos de deficiência.

Publicidade

Leia Também:

“Alguns órgãos públicos nos estados interpretam que não é possível emitir o cartão de estacionamento para quem não apresente dificuldade de locomoção nos membros inferiores, desconsiderando a amplitude da definição corrente”, disse.

A proposta também atualiza a lei em diferentes pontos para adotar a terminologia atual “pessoa com deficiência” e não mais “pessoa portadora de deficiência”.

Próximos passos A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
FONTE/CRÉDITOS: Agência Câmara Notícias
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!