Portal Adrenalina - Notícias pertinentes e verídicas de Itaituba, Pará, Brasil e Mundo

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024

Cidades

Sedeme e Codec têm semestre produtivo para o desenvolvimento do Estado

Vários outros municípios já foram visitados para avaliação das necessidades

Portal Adrenalina
Por Portal Adrenalina
Sedeme e Codec têm semestre produtivo para o desenvolvimento do Estado
Reprodução
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O semestre ainda nem fechou, mas a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) já acumulam diversas ações realizadas com efeitos práticos de curto, médio e longo prazo. 

Por meio do Programa de Inclusão Socioeconômica (PIS), do governo estadual, para instalar ou expandir sistemas de energia elétrica de qualidade em todas as regiões do estado, a Sedeme conseguiu iniciar as obras de construção de Redes de Distribuição Rural (RDR) em Juruti e as de Mojuí dos Campos, Breves e Muaná já foram autorizadas. Vários outros municípios já foram visitados para avaliação das necessidades, e ainda para verificação de apoio para a implantação de projetos industriais na área siderúrgica.

Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Publicidade

Leia Também:

Também coube à pasta a realização de eventos propulsores da economia, dentre eles o Mini Festival de Chocolates, Flores e Joias, uma parceria entre Sedeme e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap), e o Festival Tempero de Origem, com o objetivo de fomentar a realização de negócios, incentivar a produção e contribuir com as atividades dos produtores paraenses.

Por meio do convênio de cooperação técnica para a realização de estudos de viabilidade do aprofundamento dos canais do Quiriri e Espadarte, será realidade o aumento do porte de navios que aportam em Barcarena e o aumento das condições de escoamento da produção paraense. Com a criação do App ArteAma, aplicativo de e-commerce que oferta um catálogo virtual dedicado aos artesãos e empreendedores regionais, impulso aos novos negócios visando um maior alcance do artesanato paraense. Durante esses primeiros meses, ocorreu ainda a criação da Diretoria de Feiras e Mercados na estrutura da Sedeme, para apoiar este setor específico da economia paraense, e do Comitê de Comércio Exterior, para fortalecer a política de mercado internacional e incentivo às exportações paraenses.
 
Foto: Pedro Guerreiro / Ag. ParáÁrea siderúrgica - Apenas nos primeiros meses deste ano, com o apoio do Estado, importantes investimentos industriais já começaram a se consolidar no território paraense. Entre esses, estão uma usina de Tecnored, com a capacidade de produzir até 500 mil toneladas de ferro gusa, com baixa emissão de carbono (gusa verde), em Marabá, com investimento de R$ 1,6 bilhão e expectativa de gerar, na fase de implantação, 2,6 mil empregos diretos e indiretos e 400 postos de trabalho na fase operacional.

Outro investimento relevante anunciado recentemente foi fruto de uma parceria entre as empresas Siderúrgica Norte Brasil (Sinobras) e Vale, com apoio do Estado, para a implantação de aciaria, também em Marabá, que produzirá tarugos de aço a partir do ferro gusa, processo que garantirá a verticalização da produção e contribuirá para a geração de emprego e renda na região. Para este projeto, a expectativa é de que sejam gerados, na fase de construção, 1,8 mil empregos e, na fase operacional, 510 empregos diretos e 10,1 mil indiretos.

Ainda no período houve assinatura de Acordo de Cooperação Técnica Sedeme e Instituto Liceu de Artes e Ofício Mestre José Raimundo, com foco no incentivo à produção de joias, ecojoias e biojoias na Região de Integração (RI) Tocantins, e com a prefeitura de Ipixuna do Pará, que é um município que possui grande produção de caulim, com vistas a regular realização do Cadastro Estadual de Recursos Minerais (Cerm), colaborando com o conhecimento da realidade de cada segmento da cadeia produtiva desde a geologia até à transformação mineral.

A realização do I Encontro com os Artesãos de Joias de Abaetetuba teve o objetivo de desenvolver a cadeia produtiva de metais na região. Visitas técnicas em Marabá, Nova Ipixuna e Moju foram realizadas com foco no debate sobre o desenvolvimento da cerâmica vermelha paraense, no âmbito do Projeto de Extensionismo Mineral tem como objetivo oferecer suporte técnico e gerencial aos produtores minerais em seus locais de atuação, capacitando-os para o desenvolvimento sustentável. 

Mais de 70 pessoas passaram por capacitação pelo programa Territórios Pela Paz (TerPaz), com a realização de cursos de garçom e garçonete, boas práticas para manipulação de alimentos, kit bolsas, sacolas e acessórios, embalagens para presentes e mini bolsas. Entre janeiro e abril, ações de fiscalização dos empreendimentos beneficiados pelo programa Fundo Esperança incluíram visitas a 198 empreendedores nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Anapu, Augusto Corrêa, Bom Jesus do Tocantins, Bragança, Capanema, Capitão Poço, Colares, Floresta do Araguaia, Garrafão do Norte, Irituia, Medicilândia, Ourém, Pacajá, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, São Miguel do Guamá, Vigia, Vitória do Xingu e Xinguara.
 
Jesualdo Gomes, prefeito de Brejo Grande do Araguaia, município beneficiado com distribuição de energia elétrica em áreas rurais, faz questão de agradecer o empenho da Sedeme na iniciativa. "Agradeço ao governador Helder Barbalho, por ter criado o Programa de Inclusão Socioeconômica. Aqui são duas vilas contempladas, mais de cem famílias, e onde há produção de farinha, cultivo de hortaliças, criação de gado, e com certeza o PIS melhora muito a qualidade de vida de nossos agriculturas e ajuda a fomentar nossa economia", reconhece.

Codec - A Companhia também não fica atrás em feitos realizados antes do fim dos primeiros seis meses de 2022, com avanços nas áreas de atrações de investimentos, relações institucionais e infraestruturas, fomento da verticalização da economia do Estado, atendendo novos investidores, mas também acompanhando quem já investe no Pará.

Em 2022, a Codec atuou prestando apoio aos investidores que pretendem instalar no Pará as suas indústrias, oferecendo a Lei de Incentivos, grande atrativo para quem deseja investir no Pará. Com três grandes empresas em fase de instalação, uma já está em estágio avançado nas obras para serem entregues ainda em neste ano. 

Já a Oleoplan, inaugurada em 30 de maio, foi a primeira usina de biodiesel do Pará, no município de Tomé-Açu, no qual irá trabalhar principalmente com a produção do óleo de palma, material abundante no município. A indústria irá utilizar 95% da mão de obra com trabalhadores locais, gerando emprego e renda para a comunidade de Vila Nova que fica no município.

Outra indústria apoiada pela Codec com previsão de inauguração para este ano é a fábrica de cimentos da Mizu, grupo que está instalando no Distrito Industrial de Ananindeua, uma fábrica de alta tecnologia que preserva o meio ambiente. Toda a produção de cimento será sem emissão de pó químico e gases na atmosfera. 

Além das empresas em fase de instalação, a Codec realiza atendimentos para encaminhamentos de indústrias que estão caminhando para se instalarem em várias regiões do Pará. Passando por várias cadeias produtivas como logística, agricultura, alimentícios, extração vegetal, entre outras atividades de empresas que estão recebendo da Codec o apoio para compreender as melhores oportunidades de negócios do Estado. 

Relações Institucionais - A promoção de ações do Programa de Fortalecimento do Segmento Produtivo Local, no qual a Codec trabalha juntamente com os municípios para preparação da cidade e para receber investimentos de desenvolvimento econômico, incentivando principalmente a implantação de áreas incentivadas além de novos Distritos Industriais. Dentro do programa, foram atendidos em 2022, oito novos municípios.

Várias ações de estruturação dos quatro distritos industriais estão sendo implantados. Entre elas está a restauração do pavimento dos DIs, que somam mais de 12 mil metros de pavimento, distribuídos em Marabá, Icoaraci e Ananindeua. Atendendo desta forma as necessidades das empresas instaladas nessas áreas.

As obras de estruturação de novas áreas também avançaram no 1º semestre desse ano. Entre elas está a execução do projeto executivo de engenharia e arquitetura do Condomínio Industrial de Castanhal, que foi finalizado e aprovado. A execução do Termo de Referência e Matriz de Risco para contratação das obras civis do condomínio também foram aprovadas junto com o Licenciamento Ambiental em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A Codec também renovou junto com a Semas o contrato das Licenças Ambientais dos Distritos de Ananindeua, Icoaraci e Marabá. 

“Essa parceria de Benevides com o Governo do Estado é muito importante para o desenvolvimento municipal. É por meio dessa união que conseguimos consultorias e andamentos nos projetos que vão fomentar a economia e o desenvolvimento urbano do nosso município. Recentemente, finalizamos o guia do investidor, que vai proporcionar a atração de novos negócios para Benevides e, com o know-how da CODEC, podemos avançar ainda mais", afirma Luziane Solon, prefeita de Benevides. 

"A cidade está crescendo economicamente, se transformando, principalmente, em um grande polo logístico da região, e isso tem muito da contribuição desta parceria. Outro órgão que tem prestado todo o apoio é a Sedeme, por meio da qual foram realizadas grandes parcerias, como a consultoria para empresas e incentivos fiscais”, reconheceu a gestora. 

 
FONTE/CRÉDITOS: Por Carol Menezes (SECOM)
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!