Portal Adrenalina - Notícias pertinentes e verídicas de Itaituba, Pará, Brasil e Mundo

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024

Saúde

Práticas assistenciais levam mais segurança aos pacientes no Hospital Regional do Sudeste do Pará

O hospital é referência para mais de 1 milhão de pessoas de 22 municípios da região

Francisco Newto
Por Francisco Newto
Práticas assistenciais levam mais segurança aos pacientes no Hospital Regional do Sudeste do Pará
Reprodução
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Imagens

No mês da segurança do paciente, o Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, vem promovendo cursos de capacitação aos colaboradores da unidade com objetivo de reforçar metodologias assistenciais, que valorizam o cuidado humanizado aos pacientes.


Realizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), as capacitações envolvem 73 enfermeiros do HRSP, com destaque para a importância da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). O SAE é uma ferramenta metodológica que garante a precisão e a coesão no cumprimento do processo de enfermagem e de atendimento aos pacientes.


De acordo Paula Dorighetto enfermeira do HRSP, o SAE é uma metodologia implementada no país pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que na prática implantou os processos de enfermagem, tornando a assistência mais sistemática e organizada.

Publicidade

Leia Também:


"Os processos de enfermagem se organizam em cinco etapas: a coleta de dados, o diagnóstico de enfermagem, planejamento, implementação e avaliação. Todas elas contribuem para um atendimento mais seguro, especializado, humanizado e proporciona uma melhor experiência ao paciente", explicou.
A profissional ainda ressaltou que, para reforçar o aprendizado durante as capacitações, foi produzido um manual técnico direcionado ao perfil de atendimento da instituição, que irá ajudar os profissionais de enfermagem a realizar uma assistência de qualidade.


Enfermeiro Hospitalista
Para contribuir com um modelo assistencial que visa um cuidado completo e individualizado dos pacientes, o Regional do Sudeste implantou no ano passado a participação do enfermeiro hospitalista, profissional que contribui com a segurança e gestão clínica dos pacientes internados, no planejamento da assistência e otimização dos processos de enfermagem na unidade.


Segundo Rosialdo Lobato, diretor assistencial do HRSP, o enfermeiro hospitalista atua como uma ponte em um modelo horizontal entre todos que prestam assistência na instituição, sendo essencial no atendimento integrado do paciente, em conjunto com o médico e toda a equipe multiprofissional.


"Nós temos hoje cinco enfermeiros hospitalistas no HRSP, que contribuem para a segurança dos nossos pacientes. São profissionais altamente qualificados, que atuam fortalecendo o planejamento dos cuidados prescritos, desde a entrada do usuário até a sua alta hospitalar", ressaltou.


Workshop
Para fortalecer a cultura de segurança institucional, o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) da unidade, promoveu de 13 a 20 de setembro, workshop sobre as Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente. A programação contou com dinâmicas, treinamentos e atividades lúdicas, voltadas as equipes assistenciais e administravas.
As seis metas, estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), envolvem a identificação correta dos pacientes, comunicação efetiva, segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, cirurgia segura, higienização das mãos e prevenção de quedas e lesão por pressão.


O Regional do Sudeste do Pará é uma unidade que pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde e com atendimento 100% SUS (Sistema Único de Saúde).


O hospital é referência para mais de 1 milhão de pessoas de 22 municípios da região na prestação de serviços como ortopedia-traumatologia, cardiologia, oftalmologia, cirurgia plástica reparadora, hemodiálise e até partos de alto risco.

FONTE/CRÉDITOS: ASCOM/HRSP
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!