Portal Adrenalina - Notícias pertinentes e verídicas de Itaituba, Pará, Brasil e Mundo

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024

Itaituba

​Prédio do Campus Universitário da Ufopa em Itaituba é inaugurado

Cerimônia de inauguração ocorreu na noite desta quinta-feira (5). Prédio fica localizado ao lado do Instituto Federal do Pará (IFPA), no bairro Maria

Ingrid Rodrigues
Por Ingrid Rodrigues
​Prédio do Campus Universitário da Ufopa em Itaituba é inaugurado
Prédio tem cerca de 1.900 metros quadrados. (Foto: Rubson Vieira/Portal Giro)
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Após 9 anos de funcionamento em Itaituba sem sede própria, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) ganhou um novo prédio. Nesta quinta-feira (05), com uma cerimônia mais reservada devido a pandemia de covid-19, a administração superior realizou a inauguração do Prédio Modular Padrão do campus da universidade no município.

Cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (06). (Foto: Rubson Vieira/Portal Giro)


Localizado ao lado do Instituto Federal do Pará (IFPA), no bairro Maria Magdalena, o prédio tem uma área de 1.900 metros quadrados, onde foram distribuídas 06 salas de aula, 04 salas administrativas, dois laboratórios multidisciplinar de engenharia, uma sala de reunião, uma biblioteca, um auditório, além de banheiros e copas. O valor estimado de investimento foi de R$ 5,6 milhões.

“Estamos consolidando, depois de 11 anos, o primeiro investimento robusto multicampi fora da sede. Estamos horando com os servidores que estão aqui desde 2011 e também com os nossos alunos dessa região”, informou Hugo Diniz, reitor da Ufopa.

Prédio fica localizado ao lado do Instituto Federal do Pará (IFPA), no bairro Maria Magdalena.(Foto: Rubson Vieira/Portal Giro)


A entrega do novo espaço busca a qualidade Ufopa para o curso de engenharia civil no campus e também serve como oportunidade para que novos cursos venham a ser ofertados pela instituição. “É fundamental para que possamos fundamentar os próximos passos em Itaituba”, afirma Hugo.

A cerimônia de inauguração finalizou a programação de comemorações do aniversário de 11 anos da Ufopa. “Universidade é um sonho e o maior patrimônio da nossa região e se mostrou muito presente no enfrentamento desta pandemia, unindo-se a outras instituições”, enfatizou o reitor Hugo Diniz.

Sobre a Ufopa

Criada em 5 de novembro de 2009, por meio da  Lei nº 12.085, é a primeira instituição federal de ensino superior com sede num dos pontos mais estratégicos da Amazônia, no município de Santarém, a terceira maior cidade paraense, mundialmente conhecida por suas belezas naturais, com destaque para o encontro das águas dos rios Tapajós e Amazonas. A criação da Ufopa faz parte do programa de expansão das universidades federais e é fruto de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), no qual se prevê a ampliação do ensino superior na região amazônica.

Ufopa nasceu como universidade multicampi. Surgiu da incorporação do Campus de Santarém da UFPA e da Unidade Descentralizada Tapajós da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), as quais mantinham atividades na região Oeste paraense. A Ufopa assimilou também outras unidades da UFPA e da Ufra para a formação dos campus de Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. Em Santarém, a Ufopa mantém suas atividades em três unidades: Unidade Rondon, localizada no bairro Caranazal; Unidade Tapajós, no bairro Salé; Unidade Amazônia, no bairro Fátima.


Publicidade

Leia Também:

FONTE/CRÉDITOS: Com informações Portal Giro
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!